Encontre o imóvel ideal para você

Timeline Fatos marcantes de nossa história

Em agosto de 1971, numa época em que a atividade imobiliária concentrava-se em grandes centros, o empreendedor Ronaldo Fernandes Pereira fundou em Uberlândia, uma cidade de pequeno porte na ocasião, com cerca de 130 mil habitantes, uma das primeiras empresas de administração de imóveis da região do Triângulo Mineiro.

Em 1974 houve a mudança de endereço da Rua Monte Alegre, 545 para a Av. Afonso Pena, 1535, endereço que estamos até hoje.

Em 1978, inovando seus processos, a empresa iniciou a sua informatização, tornando-se uma das primeiras empresas com equipamento de grande porte da América Latina.

1981 - nos seus primeiros dez anos de atividade, a empresa consolidou a marca Rotina como sinônimo de confiança na administração de imóveis. Gradativamente, a cidade de Uberlândia cresceu e novos serviços, como a compra e venda de imóveis, construção de empreendimentos e incorporação imobiliária, foram incluídos ao mix de produtos e serviços da Rotina, que se tornou uma referência de mercado, para diversos segmentos econômicos, inclusive para seus primeiros concorrentes diretos.

Na década de 1990, inovou novamente ao desenvolver e implantar, através de equipe própria, um sistema de gestão informatizado e específico para o mercado imobiliário, além de implementar o serviço de telemarketing, ativo e receptivo, um dos primeiros na cidade e inédito entre empresas de serviços.

Em 1994, a empresa incluiu a área de lançamentos e efetivou parcerias importantes com empresas emergentes no setor, como a MRV Engenharia, visando ampliar sua carteira de clientes e reconhecendo a tendência de crescimento da construção civil na progressista Uberlândia, onde um expressivo número de imóveis na planta foi comercializado no mercado.

Anos 2000 - Consolidada no mercado, a empresa ampliou sua estrutura física e o número de profissionais, qualificados e estimulados por programas continuados de endomarketing, para prestar um atendimento diferenciado aos clientes.

Para manter-se moderna e atual, a logomarca foi revitalizada, ganhando traços novos e mudando a cor padrão do azul para o vermelho. Às muitas ações de comunicação empreendidas até aquele momento foi associada uma campanha institucional para expor a nova identidade visual da empresa para o mercado.

Nos primeiros anos da década de 2000, o mercado imobiliário sofreu forte retração e a Rotina Imobiliária sempre atenta aos desafios, promoveu uma verdadeira reengenharia de processos, com envolvimento direto da segunda geração de acionistas, adequando toda a estrutura funcional e a adotando um modelo gerencial, balizado em uma cultura organizacional integradora, no qual a equipe organizada em comitês participa das decisões e compromete-se com os resultados.

Em 2010, o mercado imobiliário retomou o ritmo consistente de atividades, estimulado principalmente pelos programas habitacionais do governo federal e da disponibilização de linhas de crédito para diferentes classes sociais de potenciais compradores de imóveis. Neste cenário, a empresa ampliou sua área física para atender sua equipe de corretores parceiros e incluir novos serviços e produtos para o mercado, como a corretora de seguros.

Em 2011, a Rotina Imobiliária atingiu a maturidade dos seus 40 anos. Além do selo comemorativo, a empresa adquiriu imóveis para construção de lojas para expandir sua capacidade de atendimento ao público, ampliando o seu raio de atuação no perímetro urbano de Uberlândia.

Hoje, a marca Rotina acumula este histórico de pioneirismo, inovação, superação e tradição no mercado imobiliário. Reconhecida por seus clientes, a empresa está credenciada a construir no presente, um futuro de crescimento e êxito para a atividade imobiliária, em Uberlândia e região.


CURIOSIDADES

  • O nome Rotina é a junção das iniciais dos nomes de seus primeiros acionistas - Ronaldo e Agostinha Ribeiro, apelidada comoTina (Ro + Tina = Rotina), que deixou a sociedade ainda no início de suas atividades.
  • O número de inscrição junto ao CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis, PJ-132(CXXXII) demonstra que a Rotina é uma das primeiras empresas credenciadas do setor em Minas Gerais.
  • O slogan “a confiança que você precisa” foi criado por um cliente atuante em um dos veículos de comunicação da cidade para expressar sua satisfação com os serviços prestados pela empresa. Passou a representar as relações da empresa com o mercado e foi integrado à sua marca.
  • A marca Rotina é precursora de muitos processos e tecnologias adotados pelo mercado imobiliário em Uberlândia.
  • A Rotina é berço de muitas imobiliárias de Uberlândia, criadas por ex-colaboradores da empresa, que optaram por ter seus próprios negócios.